Mão direita ou mão esquerda? Enfim, qual mão ler?
- Nelson Neraiel
- 26 de mar.
- 2 min de leitura

Mão direita ou mão esquerda e outras questões.
A primeira pergunta que devemos fazer a alguém antes de iniciar a leitura de suas mãos é se essa pessoa é destra ou canhota.
Existe muita confusão acerca da mão a ser lida, se a direita ou esquerda, ativa ou passiva para ser mais exato. Antes de entrarmos no estudo propriamente dito, devemos entender bem isto.
A mão esquerda ou passiva, revela tudo o que a pessoa trouxe de nascimento, sua natureza interior, suas características básicas e talentos ocultos, enquanto a direita, ativa ou dominante, é mais dinâmica, revela o que ela desenvolveu pelo seu livre-arbítrio e suas experiências e ações ao longo da vida. Isso se refere a quem é destro, que são a maioria das pessoas, para quem é canhoto isso se inverte, a mão ativa é a esquerda e a mão passiva é a direita.
Sendo assim, a leitura deverá ser feita sempre na mão dominante ou ativa, enquanto a passiva servirá para fazer certas comparações, para se verificar o aproveitamento, ou não, de todos os potenciais herdados.
Caso a pessoa seja ambidestra, deveremos sempre nos basear na mão em que a escrita for melhor.
Vamos agora a analisar todos os enfoques que costumam ser abordados sobre essa questão.
Primeiramente, algumas pessoas acreditam que, nos homens, a leitura deve ser feita na mão direita, enquanto na esquerda, para mulheres.
Essa era a prática na Índia antiga, pois as mulheres eram totalmente submissas e dependentes dos homens (pai, esposo ou filho) e, por isso, não decidiam nada por conta própria. Sendo assim, seguiam fielmente tudo o que lhes era reservado, ou seja, seu “destino”, sem nenhuma opção de escolha, de livre-arbítrio; daí o fato de sempre serem analisadas sua mão esquerda. Hoje em dia, com todas as conquistas femininas, esta prática é completamente inadequada, pois já não se submetem aos seus companheiros como em outros tempos.
Comments